Matemática
Escola Municipal de Ensino Fundamental Nova do Ambrósio
Professora Regente: Rosimari Maria da Silva
Professora Dois: Adriele Dela Nora
TURMA: 2° ANO 01
Data:20/05/2020
Cronologia: Uma Aula
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA
ÁREAS DO CONHECIMENTO: MATEMÁTICA
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DA MATEMÁTICA:
1.Reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do trabalho.
2.Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.
UNIDADE TEMÁTICA: NÚMEROS;
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
OBJETOS DE CONHECIMENTO:
Construção de fatos fundamentais da adição e da subtração.
Construção de sequências repetitivas e de sequências recursiva.
Coleta, classificação e representação de dados em tabelas simples e de dupla entrada e em gráficos de colunas.
HABILIDADES:
(EF02MA05) Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.
(EF02MA06) Resolver problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais.
(EF02MA22) Comparar informações de pesquisas apresentadas por meio de tabelas de dupla entrada e em gráficos de colunas simples ou barras, para melhor compreender aspectos da realidade próxima.
Objetivos DA APRENDIZAGEM
- Reconhecer os números até 999;
- Escrever os números por extenso;
- resolve situações problemas de adição que envolvem a ideia de juntar;
_localiza dados em uma tabela;
-resolve situações problemas a partir dos dados da tabela
- Junta quantidades;
- Reconhece os números ordinais até 20;
- Sabe para que serve os números ordinais e identifica-os;
Atividades
1-Observe os carros de corrida e marque um x na resposta certa.
a) Qual é a posição de largada do competidor brasileiro?
( ) 1º lugar ( ) 2º lugar ( ) 3º lugar ( ) 4º lugar
b) Qual é o carro que está em último lugar?
2 Observe as vaquinhas do seu Joaquim no cercado e complete as frases com a numeração adequada.
a)A vaquinha que está deitada é a..................................
b)A vaquinha que está comendo capim é a...................
c)A vaquinha que está de costas é a..............................
d)A vaquinha menor é a................................................
e)A vaquinha que está dormindo é a...........................
3-Escreva por extenso. Se, precisar, consulte a tabela.
b
VIGÉSIMO DÉCIMO QUINTO TERCEIRO
DÉCIMO SEGUNDO PRIMEIRO OITAVO DÉCIMO SEXTO DÉCIMO
NÚMERO
NOME DO NÚMERO
5- Resolvendo problemas:
6-Veja abaixo a quantidade de revistas que foram vendidas em cada semana.
VENDA REVISTA
1º semana 26
2º semana 17
3º semana 38
4º semana 11
c) Na segunda semana foram vendidas quantas revistas?
d) Quantas revistas foram vendidas nas duas semanas com maior quantidade de vendas?
7-Dos participantes de uma festa de aniversário, 27 eram crianças e 16 eram adultos. Quantas pessoas haviam na festa?
8-Ontem em uma sorveteria, foram vendidos 23 sorvetes de morango e 47 de chocolate. Quantos sorvetes foram vendidos no total?
Comentários
Postar um comentário