História
História
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL NOVA/ AMBRÓSIO
Professora Regente: Rosimari Maria da Silva
Professora Dois: Adriele Dala Nora
TURMA: 2° ANO 01
CRONOLOGIA: Uma Semana
COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA
ÁREAS DO CONHECIMENTO: CIÊNCIAS HUMANAS
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS
UNIDADE TEMÁTICA: COMUNIDADE E SEUS REGISTROS
OBJETOS DE CONHECIMENTO A noção do “Eu” e do “Outro”: comunidade, convivências e interações entre pessoas;
COMPETÊNCIA ESPECÍFICAS DE HISTÓRIA: 3 Elaborar questionamentos, hipóteses, argumentos e proposições em relação a documentos, interpretações e contextos históricos específicos, recorrendo a diferentes linguagens e mídias, exercitando a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos, a cooperação e o respeito.
HABILIDADES:
(EF02HI01) Reconhecer espaços de sociabilidade e identificar os motivos que aproximam e separam as pessoas em diferentes grupos sociais ou de parentesco
(EF02HI02) cultural. Identificar e descrever práticas e papéis sociais que as pessoas exercem em diferentes comunidades
(EF02HI03) Selecionar situações cotidianas que remetam à percepção de mudança, pertencimento e memória
OBJETIVOS APRENDIZAGEM: Reunir e comparar informações presentes em documentos pessoais
*Identificar características físicas próprias;
*Conhecer atividades que gostam de realizar com a família
*Conhecer a história do seu nome
Atividades
Minha história
Documentos são papéis especiais que servem para diferenciar uma pessoa da outra e para garantir direitos como vacinação, escola pública etc. |
1-Marque os documentos que você possui:
( ) Certidão de nascimento ( ) Carteira de vacinação
( ) Cédula de identidade ( ) Outro. Qual? _________________
2-Marque as informações que constam em sua certidão de nascimento.
( ) Seu nome completo
( )Nome dos seus irmãos
( )Nome dos seus pais
( )Nome dos seus avós paternos
( ) Nome dos seus avós maternos
( )Nome dos seus tios
( )Sua data de nascimento
( ) Cidade onde seus pais nasceram
( )Estado onde você nasceu
( )Hora em que você nasceu
( )Nome dos seus primos
3-Converse com seus pais e desenhe seu rosto
4-Em uma linha do tempo, podemos representar o que passou, o que está acontecendo e o que poderá acontecer.
*Monte a sua linha do tempo, mostrando os fatos mais marcantes do seu dia a dia. Escreva nela o que você fez ontem, o que está fazendo hoje e o que vai fazer amanhã.
ONTEM | HOJE | AMANHÃ |
5-Agora, faça a linha do tempo da sua vida. Para isso, levante informações com seus familiares e anote o ano em que você:
*Nasceu___________________________
*Começou a falar___________________________
* Aprendeu a andar_________________________
*Parou de usar fralda:_______________________
*Parou de usar mamadeira:____________________
*Entrou na escola a primeira vez___________________________
6-Pinte a linha do tempo com as cores indicadas abaixo
2012 | 2013 | 2014 | 2015 | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 | 2020 | 2021 | 2022 | 2023 | 2024 |
*De verde, o ano em que você nasceu;
*De azul, o ano que você aprendeu a falar;
*De rosa, o ano em que você aprendeu a andar;
*De marrom, o ano em que você parou de usar fralda;
*De vermelho, o ano em que você parou de usar mamadeira;
*De amarelo o ano que você entrou na escola pela primeira vez;
*De laranja, o ano em que estamos;
* De roxo o ano que você estará no 3º ano;
*De preto o ano que você terminará o ensino fundamental 1.
7-Anote ou desenhe acontecimentos importantes da sua vida ocorridos nestas idades:
0 a 1 ano | 2 e 3 anos |
4 e 5 anos | 6 e 8 anos |
8-Pinte os retângulos que apresentam características suas.
Decidido(a) | Inseguro (a) |
Agitado (a) | Calmo(a) |
Quieto (a) | Falante (a) |
Feliz | Triste |
Sorridente | Sério(a) |
9-Preencha os quadrinhos usando desenhos, recortes ou escritos.
PROGRAMA DE TV PREDILETO | BRINQUEDO PREFERIDO |
BRINCADEIRA PREFERIDA | PRATO PREDILETO |
FRUTA PREFERIDA | NOME DE UM AMIGO E UMA AMIGA |
10-Pinte de verde o que você gosta e de vermelho o que você não gosta.
Dias de chuva | Sorvete | Dias ensolarados | Frutas |
Animais | Verduras | Plantas | Ler livros |
Ouvir música | Dormir | Ir ao cinema | Passear |
Ver televisão | Andar de bicicleta | Jogar futebol | Ler livros e revistas |
Brincar sozinho (a) | Jogar vídeo game | Brincar com os amigos | Arrumar os brinquedos |
11- Pinte a quantidade de quadrinhos correspondente ao número de pessoas que compõem sua família.
12-Escreva o nome de cada pessoa que mora em sua casa e, ao lado, parentesco.
Nome | Parentesco |
13-Em que momentos sua família se reúne?
( ) durante as refeições.
( )realizando passeios.
( )na igreja.
( )para assistir programas de TV.
( )outro momento. Qual?
14-O que você mais gosta de fazer com sua família?
15-Desenhe as pessoas especiais que fazem parte da sua vida. Anote o nome delas.
16-Faça como no modelo.
a) Os pais dos meus pais são meus :avós
b) os pais dos meus avós são meus_____________
c) Os irmãos dos meus pais são meus_____________
d) os filhos dos meus tios são meus_______________
e) os filhos dos meus avós são meus________________
17-Desenhe você e sua família
18-Escreva duas brincadeiras que você gosta de realizar com seus amigos.
19-Desenhe você e seus amigos juntos. Escreva o nome de cada um deles
Comentários
Postar um comentário